O estado de Santa Catarina, assim como o Brasil, também é servido de muitos rios.
Observe no mapa a seguir as bacias que drenam as terras catarinenses.
Mapa das bacias hidrográficas de Santa Catarina
Observe no mapa o Rio Canoas e a área que sua bacia hidrográfica ocupa.
Esse rio é bem extenso: tem 570 km de extensão. Ele nasce na Serra Geral, cerca de 100 km do litoral, no entanto, corre na direção oeste, banhando vários municípios, como Urubici, Rio Rufino, Otacílio Costa e diversos outros até chegar ao município de Celso Ramos, onde deságua no rio Pelotas, que forma o rio Uruguai.
Mas por que o rio faz esse caminho e não outro? É por causa do relevo.
As águas vão percorrendo o terreno de um nível mais elevado para outro mais baixo. O rio Canoas nasce no relevo montanhoso da Serra Geral e vai descendo por terrenos cada vez mais baixos. Por isso, o relevo tem grande influência na rede hidrográfica de um lugar, pois é ele que determina os limites entre as bacias, estabelecendo os divisores de água e também para que direção essas águas vão.
O declive entre o divisor de água e o rio principal por onde correm os afluentes chama-se vertente.
Esquema de um declive entre o divisor de água e o rio principal
Na hidrografia do estado, é bem fácil identificar a Serra Geral como um grande divisor de águas, separando as que correm em direção aos rios Uruguai e Iguaçu das que vão em direção ao Atlântico. Ao norte, a Serra do Mar também é outro divisor de águas, separando as que vão desaguar no rio Iguaçu das que correm em direção ao Atlântico.
Observe no mapa a seguir as duas vertentes: a do Atlântico e a do Interior.
Mapa das vertentes de Santa Catarina